agreste

Limoeiro alerta população e intensifica ações de combate ao "mosquito da dengue"

Foi traçado um plano pela Vigilância Ambiental para realizar visitas domiciliares.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 31/03/2021 às 9:16
Divulgação
FOTO: Divulgação

Ao mesmo tempo em que a pandemia do novo coronavírus exige esforços diários do mundo para o combate, outras doenças também preocupam e precisam de esforços e cuidados contínuos da população. No município de Limoeiro, Agreste do Estado, a Secretaria de Saúde intensificou as ações da Vigilância Ambiental para combater as endemias, a exemplo de doenças como Dengue, Zica e Chikungunya.

“Por conta da pandemia do novo coronavírus, doenças como a Dengue estão sendo menos falada, porém, não deixaram de existir, e continuam vitimando. É preciso o mesmo esforço conjunto entre poder público e sociedade para que a proliferação não aumente e cause ainda mais transtornos e perdas para nossa população. O trabalho dos agentes também salvam vidas”, comentou o prefeito Orlando Jorge.

Como funciona o plano

No plano de trabalho traçado pela Vigilância Ambiental, os Agentes de Combate às Endemias (ACE), realizam visitas domiciliares no sentido de verificar a existência de possíveis criadouros do Aedes Aegypti. A coordenação do órgão também recebe demandas através de informações de moradores, a exemplo de imóveis fechados, o que gera uma visita de fiscalização e controle.

“Primeiramente, os agentes realizam o trabalho de orientação e prevenção junto ao morador sobre importância de sempre verificar se no imóvel há a existência de possíveis criadouros do Aedes e que possa ser eliminado de forma mecânica. Outra forma de eliminação das larvas desse mosquito é realizando o tratamento focal com uso de larvicidas específicos”, explica Jeanderson, coordenador da Vigilância Ambiental.

Dados mostram que a maior parte dos focos do mosquito está nas residências, sendo assim, o ideal que o morador adote algumas práticas como: manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos, não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; e manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados.

“Essas são algumas dicas para a população evitar a reprodução do Aedes Aegypti e possíveis transmissões das arboviroses causadas por esse vetor”, reforça Jeanderson. Paralelamente, são realizadas campanhas educativas nas escolas, comércio, praças e bairros. Mas, por conta da pandemia, no momento não está sendo possível, o que reforça ainda mais a importância do trabalho do ACE no porta a porta.

Em Limoeiro, os agentes também fiscalizam e combatem possíveis focos em locais públicos com água parada. Na “guerra” contra o “mosquito da Dengue”, é fundamental que o povo colabore com medidas simples citadas pela coordenação da Vigilância Ambiental. Ao mesmo tempo, as famílias precisam ser multiplicadoras desses hábitos. Atualmente, o município tem cinco casos notificados de Dengue, segundo o setor Epidemiológico.