Os laboratórios Pfizer e BioNTech divulgaram nesta quarta-feira (31) que a vacina contra a Covid-19 produzida por eles tem eficácia de 100% em jovens com idade entre 12 e 15 anos. Os resultados foram apresentados após testes de fase 3 em 2.260 adolescentes dos Estados Unidos.
De acordo com os laboratórios, os resultados Unidos "mostraram uma eficácia de 100% e uma resposta robusta de anticorpos". "Nós planejamos apresentar os dados à FDA (a agência reguladora dos Estados Unidos) como uma proposta de emenda à nossa Autorização de Uso Emergencial nas próximas semanas, assim como a outras agências reguladoras em todo o mundo, com a esperança de começar a vacinar esta faixa etária antes do início do próximo ano escolar", declarou o CEO da Pfizer, Albert Bourla, no comunicado.
De acordo com o diretor executivo da BioNTech, os resultados mostram uma elevada proteção para os adolescentes e são "muito promissores dadas as tendências que observamos nas últimas semanas em relação à propagação da variante do Reino Unido B.1.1.7".
Vacina da BioNTech/Pfizer
O imunizante produzido pelo laboratório é baseado na tecnologia RNAm e foi a primeira vacina contra a Covid-19 aprovada no ano passado em países acidentais. Nos Estados Unidos e na União Europeia foi aprovado o uso da vacina contra a Covid-19 para jovens com mais de 16 anos.