Cultura

Fundaj vai entrar com pedido para que a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém se torne Patrimônio Imaterial do Brasil

Pedido será protocolado na segunda-feira (5)

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 02/04/2021 às 16:44
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Um pedido para que o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém torne-se Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil será protocolado junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na próxima segunda-feira (5). A solicitação será feita pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Na última quarta-feira (31), o Presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robinson Pacheco, esteve em Brasília com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o secretário de Cultura, Mário Frias e o presidente da Embratur, Carlos Brito. Eles discutiram as dificuldades enfrentadas pela Paixão de Cristo com a inviabilidade da exibição do teatro.

Segundo o Presidente da Fundaj, Antônio Campos, a conversa fluiu bem. "Em conversa com Robinho Pacheco, nesta sexta-feira (2), desejei a ele, a seus familiares e aos que fazem a sociedade teatral votos de amizade. Informei que estou empenhando em contribuir para a manutenção do espetáculo", afirmou o dirigente.

Espetáculo passa por dificuldades

Pelo segundo ano consecutivo, o espetáculo de Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, não será realizado devido à pandemia de coronavírus. A atração já atraiu mais de 4 milhões de expectadores e turistas, inclusive fora do país. O pedido será feito para que a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém se torne Patrimônio Imaterial do Brasil.

*Com informações do JC Online.