oportunidade

Concurso ESA: edital disponibiliza 1.100 vagas

Candidatos podem se inscrever de 7 de abril e 4 de maio no site da ESA.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 06/04/2021 às 7:53
Divulgação/Ebserh
FOTO: Divulgação/Ebserh

A ESA (Escola de Sargentos das Armas) divulgou na última segunda-feira (5) um edital para o seu concurso público. São oferecidas 1.100 vagas para áreas geral, músico e saúde.

Os interessados em se candidatar a uma das vagas devem se inscrever no site da ESA entre os dias 7 de abril e 4 de maio. De acordo com o edital, para o curso de área geral, um dos requisitos é ensino médio completo e estar entre a idade mínima e máxima requerida, de 17 a 24 anos.

Já para as áreas músico e saúde, candidatos devem ter até 26 anos de idade. É necessário se enquadrar nestes requisitos até o dia 31 de dezembro para concorrer à vaga. A taxa de inscrição custa R$ 95, mas os candidatos podem pedir isenção no momento do envio da candidatura através da internet ou pelos Correios.

O concurso ESA é dividido em duas etapas. A primeira contempla um exame intelectual, eliminatório e classificatório, que inclui questões sobre matemática, português, história e geografia, inglês, conhecimentos da área e redação. Na segunda, deve ser comprovado o cumprimento das regras do edital.

Candidatos autodeclarados negros ou pardos, que concorrerem pelo sistema de reservas de vaga, precisa passar pela heteroidentificação. É possível conferir o edital na íntegra no site da ESA.

Divisão das vagas:

• Área geral: 900 para homens, sendo 180 por cota racial
• Área geral: 100 para mulheres, sendo 20 reservadas à cota racial
• Área músico: 45 vagas, sendo 7 por cota racial
• Área saúde: 55 vagas, 11 por cota racial