agreste

São Bento do Una suspende vacinação contra Covid-19 para avaliar 2,8 mil doses

Houve um problema com a oscilação de temperatura da câmara de conservação onde os imunizantes estavam armazenados

NE10 Interior NE10 Interior
NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 06/04/2021 às 7:29
NOTÍCIA
Rovena Rosa/Agência Brasil
FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil
Leitura:

Na última sexta-feira (2), 2,8 mil doses das vacinas CoronaVac e Astrazeneca foram enviadas ao município de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. O problema é que as vacinas foram encontradas na manhã da última segunda-feira (5) em temperatura irregular na câmara de conservação.

Assim que perceberam a situação, os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde entraram em contato com a IV Gerência Regional de Saúde (Geres). Até então, o município seguia com a vacinação dos grupos prioritários dentro do cronograma esperado. A cidade, que tem 60 mil habitantes, aplicou 6.089 doses da vacina até o dia 1º de abril.

A secretária interina de Saúde do município, Safira Demetrio, disse que até o sábado (3), à tarde, a temperatura da câmara havia sido verificada e estava correta. "No sábado nós fizemos uma checagem na temperatura, estava normal e a câmara não sinalizava nenhum defeito", explicou a secretária.

A notificação sobre o caso foi enviada a IV Geres, que fica em Caruaru, para que fosse avaliada a condição das doses e, dependendo do resultado da análise, os imunizantes podem ser aproveitados ou não. Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde disse que informou ao Ministério da Saúde sobre o caso e está passando todas as informações para a avaliação e análise das doses.

Vacinação no município

As 2,8 mil doses seriam destinadas para a aplicação da segunda dose em idosos com idade de 70 a 79 anos e para a primeira dose de idosos de 64 a 69 anos e profissionais da saúde. O município suspendeu temporariamente a vacinação destes grupos prioritários enquanto aguarda o resultado da análise da IV Geres.

*Com informações da repórter Rebeca Nunes, da TV Jornal Interior

Mais Lidas