vacinação

Vídeo: equipe de saúde se equilibra em tronco para atravessar riacho e vacinar comunidade contra Covid-19

Os profissionais tentavam chegar a uma área da zona rural de difícil acesso.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 06/04/2021 às 9:35
Reprodução
FOTO: Reprodução

Uma equipe médica protagonizou um momento de superação no Amapá ao enfrentar um desafio para vacinar uma comunidade isolada contra a Covid-19. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra profissionais de saúde atravessando um trecho de um riacho se equilibrando em cima de um tronco

As imagens foram feitas no último domingo (4) e mostram ma enfermeira, uma técnica em enfermagem e dois moradores da comunidade. Uma das enfermeiras, Marquele Balieiro, de 36 anos, que é chefe da equipe, disse que para levar a vacina ao público-alvo de localidades ribeirinhas e quilombolas eles enfrentaram diversos desafios, como o medo de altura. 

"Naquele momento eu tive que pensar entre o coração e a razão, porque a gente está levando um pouquinho de esperança para cada pessoa lá. Como tenho medo de altura, tive que superar esse medo. Quase eu caio, mas parei, respirei fundo e a gente passou tranquilo", relatou ao G1.

A profissional explicou que a equipe fez o trajeto para vacinar um idoso de 63 anos com obesidade, que não conseguia se locomover até onde a equipe estava. Entre os diversos desafios da equipe, a enfermeira-chefe contou que os profissionais enfrentam outras dificuldades, como as grandes distâncias entre cada família e a dificuldade de comunicação. 

"A dificuldade maior é chegar até cada localidade. São muitas famílias e elas são distantes uma da outra. E o acesso de comunicação entre eles é difícil porque lá não tem internet, celular. A gente está todo final de semana. É um desafio, mas é muito gratificante", comentou.

Veja o vídeo

*Com informações do G1