Durante esse período de pandemia, os trabalhadores podem baixar a Carteira de Trabalho Digital. Com esse documento, qualquer pessoa pode retirar o Seguro Desemprego ou encontrar erros de informações sem precisar sair de casa.
Como baixar
Primeiro, o trabalhador deve procurar procurar e baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” no celular. Para criar uma conta, digite o seu CPF, nome, telefone e e-mail. Clique em "Não sou um robô" e, em seguida, leia e aceite os termos de usos e política de privacidade.
Depois, o trabalhador deve responder perguntas para comprovar a identidade.
No aplicativo serão exibidas as três últimas movimentações do seu último vínculo empregatício além de dados pessoais referentes à base de dados do CPF.
Durante o primeiro acesso, o trabalhador deve preencher o detalhamento dos seus vínculos, respondendo perguntas sobre sua vida profissional.
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Como solicitar o Seguro Desemprego
Para solicitar o Seguro Desemprego, acesse o aplicativo Carteira de Trabalho e selecione a opção “Requerer o Seguro-desemprego”.
Marque “Solicitar Seguro-desemprego” e informe o número do Requerimento. O número está disponível no alto do formulário entregue pelo empregador após a demissão sem justa causa.
Após digitar, clique em "Localizar" e observe atentamente as informações. Veja as regras de habilitação do benefício, concorde com os termos e clique em “Concluir”.
Em seguida, o trabalhador deve aceitar a solicitação do benefício. Será mostrada a mensagem “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso” e os dados. Com isso, é possível saber a quantidade e o valor das parcelas a serem recebidas.
Os trabalhadores que tiverem a Carteira do Trabalho em papel não devem jogá-la fora, porque alguns órgãos ainda precisam do documento em papel.