Documentos

Como baixar a Carteira de Trabalho Digital? Veja o passo a passo

Trabalhador pode fazer todo procedimento sem sair de casa

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 07/04/2021 às 10:02
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Durante esse período de pandemia, os trabalhadores podem baixar a Carteira de Trabalho Digital. Com esse documento, qualquer pessoa pode retirar o Seguro Desemprego ou encontrar erros de informações sem precisar sair de casa.

Como baixar

Primeiro, o trabalhador deve procurar procurar e baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” no celular. Para criar uma conta, digite o seu CPF, nome, telefone e e-mail. Clique em "Não sou um robô" e, em seguida, leia e aceite os termos de usos e política de privacidade.

Depois, o trabalhador deve responder perguntas para comprovar a identidade.

No aplicativo serão exibidas as três últimas movimentações do seu último vínculo empregatício além de dados pessoais referentes à base de dados do CPF.

Durante o primeiro acesso, o trabalhador deve preencher o detalhamento dos seus vínculos, respondendo perguntas sobre sua vida profissional.

Como emitir carteira de trabalho? Confira passo a passo

Como solicitar o Seguro Desemprego

Para solicitar o Seguro Desemprego, acesse o aplicativo Carteira de Trabalho e selecione a opção “Requerer o Seguro-desemprego”.

Marque “Solicitar Seguro-desemprego” e informe o número do Requerimento. O número está disponível no alto do formulário entregue pelo empregador após a demissão sem justa causa.

Após digitar, clique em "Localizar" e observe atentamente as informações. Veja as regras de habilitação do benefício, concorde com os termos e clique em “Concluir”.

Em seguida, o trabalhador deve aceitar a solicitação do benefício. Será mostrada a mensagem “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso” e os dados. Com isso, é possível saber a quantidade e o valor das parcelas a serem recebidas.

Os trabalhadores que tiverem a Carteira do Trabalho em papel não devem jogá-la fora, porque alguns órgãos ainda precisam do documento em papel.