Sonho

Pernambucano percorre mais de 2.500 km pelo Brasil de bicicleta

Eduardo Henrique tem o objetivo de chegar ao Uruguai pedalando.

Laís Milena
Laís Milena
Publicado em 09/04/2021 às 15:29
Reprodução/Arquivo pessoal
FOTO: Reprodução/Arquivo pessoal

O pernambucano Eduardo Henrique Santana Gomes, de 26 anos, começou a sua aventura pelo Brasil em 2020, quando resolveu comprar uma bicicleta comum para se tornar um “cicloviajante”. Desde que saiu do Recife, sua cidade natal, Eduardo já percorreu cerca de 2.500 km. Ele chegou a pedalar até 60 km em um único dia.

O sonho de se tornar um cicloviajante começou em 2017, após o recifense conhecer, em um albergue, um venezuelano que viajava para a América do Sul em uma bicicleta. Eduardo relembra que ficou impressionado ao ver que era possível viajar de bicicleta e resolver adotar o estilo de vida como inspiração.

O viajante já cruzou os estados de Alagoas, Sergipe e Bahia. Atualmente, encontra-se em Minas Gerais. Eduardo relata que seu objetivo é chegar ao Uruguai, mas não definiu uma rota específica. Todo o percurso da viagem é compartilhado em seu perfil no Instagram @perambulandu .

A companheira do ciclista, a "Cajuína", como foi batizada, é uma bicicleta comum, sem nenhum tipo de tecnologia para viagens ou trilhas. É nela que Eduardo carrega todos os seus utensílios, como uma barraca de camping, roupas, panelas, saco de dormir, água e um violão.

Na viagem, o ciclista visita praias, cachoeiras e passa por rodovias. À noite, busca abrigo para montar sua barraca. "Quando pedalo por rodovias, busco passar a noite em postos de combustível frequentados por caminhoneiros. São locais com banheiros onde dá para tomar banho, internet e áreas onde colocar uma barraca", relatou Eduardo ao portal UOL .

Por causa das restrições que muitos municípios estão aderindo por causa da Covid-19, o pernambucano tem passado mais tempo nas cidades que visita. Mas afirma que assim que for possível, deseja seguir pelo Rio de Janeiro, litoral norte de São Paulo e pedalar rumo ao sul do Brasil.