Pandemia

Petrolina recebe novos respiradores e vai abrir 10 novos leitos de UTI para covid

Cidade está com taxa de ocupação de UTI acima de 85%

Thiago Santos
Thiago Santos
Publicado em 09/04/2021 às 9:38
Ascom Prefeitura de Petrolina
FOTO: Ascom Prefeitura de Petrolina

Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vai ampliar a oferta de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI's), destinados a pacientes em tratamento contra a covid-19, após o recebimento de dez novos respiradores. A informação foi divulgada pelo prefeito Miguel Coelho (MDB) através de um vídeo divulgado em suas redes sociais na noite dessa quinta-feira (8).

De acordo com o gestor, os novos respiradores foram enviados pelo Governo Federal. Os novos equipamentos permitirão que o município, que conta, atualmente, com 82 leitos de UTI, o maior número desde o início da pandemia, abra dez novos nos próximos dias.

Entretanto, vale ressaltar, há algumas semanas seguidas, Petrolina segue com taxa de ocupação acima de 85%. O último boletim epidemiológico da secretaria municipal de Saúde, dos 82 leitos, 79 estão ocupados. 58 pacientes são de Petrolina e 21 de outras cidades da região.

Miguel Coelho fez agradecimentos ao presidente Jair Bolsonaro, ao senador Fernando Bezerra e ao deputado Federal Fernando Filho, mas reforçou a necessidade da população seguir os protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus.

“Estes respiradores são fundamentais para a ampliação da oferta de leitos, mas não são a solução para vencermos a pandemia; até que todos estejamos vacinados, precisamos manter os cuidados e seguir todos os protocolos de segurança, sem desrespeitar nenhum. Ao fazer a sua parte, você nos ajuda a salvar vidas”, escreveu Coelho.

Números

O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde nesta sexta (9) informa que foram registrados 153 novos casos de Covid-19. Agora, 21.202 pessoas já foram infectadas pelo coronavírus. O total de pacientes recuperados é de 18.925, isso representa 89,3% do total.