A Neuralink, empresa do bilionário Elon Musk que desenvolve tecnologias de interação entre cérebro e máquinas, publicou um vídeo em que um macaco aparece jogando videogame com a mente. O animal tem 9 anos e recebeu um implante de chip no cérebro cerca de seis semanas antes da gravação.
O narrador do vídeo explica que os cientistas da empresa utilizaram os implantes para registrar as atividades cerebrais do macaco conforme ele jogava "Pong" com um controle físico. Depois, usaram esses registros motores para calibrar o sistema.
Finalmente, “decodificaram” esses impulsos neurológicos para permitir que o macaco pudesse jogar o game mesmo sem o controle, usando apenas a intenção de movimento de sua mente.
O intuito da empresa foi demonstra como os implantes poderão ser usados no futuro para controlar interfaces eletrônicas usando apenas o cérebro. A tecnologia de interface cérebro-máquina vem sendo desenvolvida desde 2017 pela e tem como objetivo, no futuro, usar nanotecnologia para superar deficiências físicas de seres humanos e permitir interação com aplicativos e dispositivos sem qualquer tipo de interação física.
Assista
Como isso foi possível?
Pager foi ensinado a jogar videogame com um controle, enquanto era recompensado com uma vitamina de banana.
Enquanto isso, um dispositivo da Neuralink gravou informações sobre a atividade dos neurônios do macaco através do chip implantado em seu crânio.
Os dados foram colocados em um algoritmo para prever os movimentos das mãos pretendidos por Pager em tempo real. Após calibrar o decodificador, a empresa disse que o macaco foi capaz de usá-lo para mover o cursor, em vez de utilizar o controle do videogame.