Datas comemorativas

Conheça a história do Hino Nacional Brasileiro

13 de abril é a data em que se comemora o dia do Hino Nacional

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 13/04/2021 às 19:30
Domínio Público/Governo do Brasil
FOTO: Domínio Público/Governo do Brasil

No dia 13 de abril é comemorado o Dia do Hino Nacional Brasileiro, um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil. Algumas mudanças ocorreram na época da sua criação para que ele chegasse à forma como conhecemos atualmente.

O hino Nacional foi criado em 1831, pelo poeta Joaquim Osório Duque Estrada, mas, inicialmente, não era o hino do país de maneira oficial. De acordo com a professora e historiadora Marcela Albuquerque, o presidente Deodoro da Fonseca decidiu promover um concurso para criar um hino nacional oficial quando ocorreu a Proclamação da República.

A melodia foi criada no ano de 1831 por Francisco Manuel da Silva, mas a letra só foi criada depois por Joaquim Osório.

"No entanto, a música que venceu o concurso, ou seja, a nova versão do hino que foi vencedor, não agradou a população. Então, para evitar descontentamento da população, Deodoro resolveu manter a canção antiga como o Hino Nacional Brasileiro, e a canção vencedora do concurso tornou-se o Hino da Proclamação da República", explica ela.

Ainda segundo informações da historiadora, o hino possui um estilo parnasiano e é carregado de sentimentalismo, utilizando escrita culta e inversões sintáticas para tornar os versos e as rimas mais harmônicos.

QUIZZ: Você sabe a letra do Hino Nacional do Brasil?

A data de comemoração do Hino Nacional brasileiro foi escolhida para ser no dia 13 de abril porque referencia a primeira vez em que a melodia foi tocada: 13 de abril de 1831, no Teatro São Pedro de Alcântara, no Rio de Janeiro.