Nos últimos dias, diversas cidades do Agreste e Sertão de Pernambuco têm registrado chuvas, que ocorreram também em outras diversas regiões do Estado. Em entrevista à TV Jornal Interior, o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Roni Guedes, explicou como deve ficar a previsão para os próximos meses.
De acordo com Roni, a previsão é de que, nos próximos dias, Agreste e Sertão registrem chuvas ainda mais intensas do que as do começo desta semana. "A previsão para os próximos dias é que nós tenhamos chuvas isoladas na região do Agreste e Sertão, principalmente nos períodos da tarde e noite", disse.
O meteorologista explicou que, na região, "as chuvas começam no mês de abril. A 'quadra chuvosa' é concentrada nos meses de abril, maio, junho e julho. São os quatro meses que mais chovem na região. O início do mês de março foi um pouco seco mas, no fim do mês, começaram a ser registradas algumas pancadas de chuva.".
Roni destacou que, no começo do mês de abril, já é possível ver que o tempo fica mais fechado, com baixas temperaturas e com características da transição do outono para o inverno.
Previsão trimestral
De acordo com o meteorologista, a previsão da Apac é de que os acumulados fiquem abaixo da média neste trimestre de 2021. As chuvas dos últimos dias acumularam menos de 50 milímetros e foram chuvas isoladas, ocorreram em alguns municípios e em outros não. Nos próximos dias, a expectativa é de que chova mais do que no início desta semana.
Confira a entrevista completa