Homicídio

Delegado morre após ser baleado em Jataúba, no Agreste

Anderson Liberato, de 32 anos, cumpria um mandado de prisão e não resistiu aos ferimentos.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 17/04/2021 às 16:25
Reprodução
FOTO: Reprodução

O delegado titular de Brejo da Madre de Deus, Anderson Liberato, de 32 anos, morreu após ser baleado em Jataúba, no Agreste de Pernambuco, na tarde deste sábado (17). De acordo com a Polícia Civil, Anderson cumpria um mandado de prisão quando foi atingido por disparos de arma de fogo.

Suspeito de matar delegado é morto a tiros em ambulância durante transferência para hospital

A principal suspeita é de que o homem que morava na residência teria atirado contra o delegado. De acordo com o secretário de Saúde de Jataúba, Adalmir Holanda, os disparos atingiram Anderson no braço, na coxa e na clavícula. A bala que atingiu a clavícula ultrapassou o tórax, perfurou o pulmão e pode ter provocado complicações no coração.

O delegado chegou a ser atendido no hospital municipal de Jataúba por dois médicos de plantão, que solicitaram reforço de um terceiro médico. A equipe médica constatou que o estado de saúde era grave e que Anderson precisava ser estabilizado e transferido para o Recife.

Foi solicitado um helicóptero da Secretaria de Defesa Social para realizar a transferência do delegado, mas durante o atendimento ele não resistiu aos aos ferimentos e morreu. Um dos suspeitos foi ferido com um disparo de arma de fogo e foi socorrido. Uma segunda suspeita está detida e irá passar por audiência de custódia.

Homenagens

A Polícia Civil de Pernambuco confirmou a morte do delegado, que ingressou na Corporação em de 2018. "A sua morte representa uma grande perda para a Corporação", diz a polícia no texto.

Nas redes sociais, alguns delegados da região comentaram o ocorrido. O ex-delegado da cidade de Arcoverde, Israel Rubis, publicou uma homenagem no Instagram. "Flávio Anderson era um colega de turma de Delegado, companheiro de labuta, e amigo. Profissional dedicado, que saiu da sua casa um dia de sábado, para exercer sua função, sendo covardemente assassinado", disse na legenda. 

A Associação de Delegados de Polícia Pernambuco (Adeppe) também lamentou a morte do delegado titular de Brejo da Madre de Deus. "Dr. Liberato deixou um inestimável legado de contribuição para a Polícia Civil de Pernambuco e de defesa da sociedade", diz um trecho da nota.

O delegado Ênio Maia, da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, também prestou homenagem através de uma publicação nas redes sociais. "Descanse em paz meu colega", disse Ênio na publicação.

Homenagem do delegado Enio Maia
Homenagem do delegado Enio Maia
Reprodução/Instagram

*Matéria em atualização