No sábado (27) as autoridades indonésias confirmaram que o submarino que desapareceu na costa de Bali com 53 pessoas a bordo afundou na última quarta-feira (25), após descoberta de destroços e objetos no mar.
De acordo com o porta-voz da Marinha na Indonésia, Yudo Margono, as equipes militares de resgate encontraram destroços do submarino e objetos dentro de dentro do aparelho, sugerindo o naufrágio.
Yudo ainda disse que os objetos encontrados não poderiam ter saído do submarino sem uma pressão externa ou sem danos em seu sistema de lança-torpedos. Entre os objetos encontrados estão uma almofada de oração utilizada pelos mulçumanos, além de uma mancha de óleo que pode sugerir que o tanque de combustível tenha se rompido.
A Marinha já tinha estimado que a tripulação só teria oxigênio para sobreviver por 72 horas, em caso de pane elétrica, mas o prazo acabou na manhã do sábado, tornando muito improvável que haja sobreviventes.
Entenda o caso:
Segundo a Marinha indonésia, o submarino, ‘KRI Nanggala 402’, solicitou autorização para submergir na quarta-feira (21) pela manhã enquanto fazia manobras militares, mas a Marinha de Guerra da Indonésia havia perdido o contato com o navio e ele desapareceu.
O submarino estava com 53 tripulantes a bordo com capacidade para 72 horas de oxigênio. De imediato o a Indonésia recorreu a ajuda de outros países para realizar as buscas. Os Estados Unidos enviaram uma equipe de resgate para ajudar e a Austrália também enviou dois navios para a área.
***Com informações do IstoÉ