celpe

Conta de energia elétrica pode aumentar em 9,9% em Pernambuco

Aneel define nesta terça-feira (27) o aumento da tarifa da Celpe, que começa a valer na quinta-feira (29).

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 27/04/2021 às 9:15
NOTÍCIA
Divulgação/Celpe
FOTO: Divulgação/Celpe
Leitura:

A conta de energia elétrica vai ficar mais cara para quem mora em Pernambuco. Nesta terça-feira (27), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) irá definir o aumento da tarifa da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que deve entrar em vigor a partir da próxima quinta-feira (29).

O reajuste será de 9,99%, sendo que 8,81% é o previsto como aumento médio de clientes residenciais e 13,79% o previsto para grandes clientes, como indústrias. A Aneel é responsável pela regulação de todo o setor elétrico e o reajuste será definido a partir de uma decisão da diretoria.

De acordo com dados nacionais, o reajuste proposto está acima do valor da inflação, que de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou um acumulado de 6,94% nos últimos 12 meses.

Reajustes passados

Em 2020, os consumidores residenciais tiveram reajuste médio de 4,88%. A medida entrou em vigor em 1º de julho, em virtude da pandemia da Covid-19. Nos anos anteriores, o reajuste entrava em vigor sempre no dia 29 de abril.

Mais Lidas