Investigação

Mãe deixa bebês de 9 meses sozinhos em casa e um deles morre no Distrito Federal

Mulher saiu de casa no domingo a noite e só retornou na manhã da segunda-feira. Na casa da suspeita foram encontradas maconha e cocaína.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 04/05/2021 às 16:46
Reprodução/G1
FOTO: Reprodução/G1

Uma mulher foi presa, suspeita de deixar dois filhos de 9 meses sozinhos em casa, um deles morreu, em Cidade Ocidental, no entorno do Distrito Federal. A Polícia Civil está investigando se o menino era vítima de maus-tratos, já que no corpo dele havia sinais de lesões, aparentemente, queimaduras.

Segundo a Polícia Civil, à polícia a suspeita de ter cometido o crime deu duas versões do fato, até admitir que admitir que saiu de casa e deixou os dois filhos sozinhos durante a noite. Ainda de acordo com a delegada Dilamar Castro, responsável pelas investigações, os bebês de 9 meses foram encontrados na manhã da última segunda-feira (3). Uma das crianças já estava sem vida. 

A delegada informou que a mãe saiu de casa por volta das 22h30 do domingo (2) e só retornou às 10h30 do dia seguinte, quando já encontrou um dos filhos bastante roxo e sem respirar. Policiais militares atenderam a ocorrência e levaram a criança ate uma unidade de saúde, a criança foi atendida e a equipe médica constatou que a criança estava sem vida. A médica responsável pelo atendimento solicitou que o corpo fosse encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), já que o rosto do bebê apresentava sinais de lesões. 

“O que o perito concluiu até o momento é que tinha lesões superficiais no corpo desse bebê, algumas provocadas antes da morte, outras próximo da morte e depois da morte também. No entanto, segundo o laudo, a causa da morte pode ter sido um engasgamento, já que na traqueia do menino tinha uma substância pastosa e escura”, afirmou Dilamar Castro, delegada responsável. 

Denúncias 

Após o caso, a delegada apurou que já havia duas denúncias registradas no Conselho Tutelar da Cidade Ocidental. Uma foi foi em outubro de 2020, por não registrar os nomes dos filhos. A segunda, foi em abril deste ano, por falta de alimentação e localidade suja na criação das crianças, informou a Dilamar. 

“Diante desses fatos, eu pedi que uma equipe fosse até a casa para averiguar a situação, e eles também encontraram um ambiente bastante sujo, onde tinha, inclusive, maconha e cocaína. Por isso, nós também queremos saber se ela traficava droga ou se era apenas usuária", disse a delegada. 

A suspeita foi interrogada e autuada em flagrante por abandono de incapaz, com resultado morte. A Polícia Civil vai investigar o que de fato provocou a morte do bebê. 

***Com informações do G1