Covid-19

Ministro do Turismo lamenta cancelamento do São João de Caruaru

Gilson Machado Neto disse que o Governo Federal já deu ajuda aos artistas através da Lei Aldir Blanc.

Berg Santos
Berg Santos
Publicado em 04/05/2021 às 18:14
Reprodução/Rádio Jornal Caruaru
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal Caruaru

Durante entrevista veiculada nesta segunda-feira (03) no programa Além da Notícia, da Rádio Jornal Caruaru, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, lamentou o fato de mais uma vez o São João de Caruaru ter sido cancelado, por conta da pandemia da Covid-19.

A festa gera milhares de empregos formais e informais, além de aquecer a economia por ser um evento de grande porte que atrai turistas que usufruem do comércio, das feiras, da gastronomia e da rede hoteleira da cidade. “Eu não apenas como ministro, mas como sanfoneiro, como forrozeiro, como músico da banda Brucelose, a gente sofre muito com isso. […] Caruaru vai ter um prejuízo, vai deixar de faturar mais de R$ 300 milhões”, lamentou.

O ministro citou que o Governo Federal já vem dando uma ajuda para a classe artística que está há dois anos sem poder fazer shows. “O governo já mandou para os artistas, para os músicos, três bilhões de reais através da lei Aldir Blanc. Foi o maior auxílio de todos os países da América Latina para o setor no período da pandemia. Eu sei que talvez não tenha sido suficiente, mas ajudou muita gente”, pontuou.

Sobre a intensificação de pautas na região Nordeste, pelo Governo Federal, Neto garantiu que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), não está preocupado com as eleições de 2022. “O presidente não tá pensando na eleição de 2022 não, ele tá pensando em governar o país. […] É um presidente que não para de trabalhar. Nos últimos 15 dias, eu estive em oito estados diferente com ele, enfim, a gente não para de viajar”, destacou.

Gilson Machado Neto também revelou que estará na cidade de Caruaru, no dia 20 de maio, ao lado do ministro da Cidadania, João Roma, e prometeu, sem muitos detalhes, anunciar uma requalificação na estrada que dá acesso ao Alto do Moura e uma visita ao Aeroporto Oscar Laranjeira para fazer anúncios de mais melhorias na localidade.

A entrevista completa você confere abaixo:

(a partir do minuto 16:26)