Covid-19

"Nossa sorte é esse pé de umbu", diz agricultora que não recebeu o dinheiro do cartão alimentação da prefeitura de Caruaru

Para saciar a fome, família dá umbus para filhos comerem nos intervalos das refeições.

Rebeca Nunes
Rebeca Nunes
Publicado em 04/05/2021 às 19:34
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

No intuito de substituir a merenda escolar da rede municipal enquanto as aulas não voltam, a Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, decidiu fornecer a merenda escolar através de um cartão alimentação, com crédito de R$ 40 por aluno matriculado. No entanto, desde o início dessa decisão a recarga mensal do cartão nunca é cumprida no prazo certo.

Um reportagem de Rebeca Nunes, à TV Jornal Interior, contou a história de uma família que disse que o cartão só foi abastecimento duas vezes. A equipe de reportagem da TV esteve na casa da agricultora Aparecida Soares, no dia 23 de abril, e a situação já estava difícil, mas agora piorou. De acordo com Aparecida, o prazo era que essa recarga alimentar chegasse até o dia trinte de abril, mas a promessa não foi cumprida. 

"O saldo do cartão é zero, nem resposta, nem dinheiro. É até o dia 30 mas até agora nada, e a gente não sabe mais o que fazer. Demos essa entrevista, e eles prometeram que até o dia 30 o dinheiro estaria no cartão e não está. Vem pessoas aqui e eles dão alguns alimentos, e é assim que estamos vivendo, de ajuda. Já faz três meses e nenhum centavo", contou Aparecida. 

Em frente a casa da agricultora tem um pé de umbu, e ele tem sido a 'salvação' para a fome das quatro crianças, filhas de Aparecida. Já que o dinheiro da merenda não chega e a mãe não pode comprar lanches, quando as crianças querem comer fora da hora das refeições é a fruta que supre. 

"Tem sido muito difícil e nossa sorte é esse pé de umbu. Nós colocamos eles para comer umbu, é a salvação, porque lanche não temos", explicou 

A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Caruaru, para saber quando os cartões seriam recarregados. Em nota a Secretaria de Educação do município disse que amanhã novos cartões serão entregues com as recargas completas. 

Confira a nota completa: 

A Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru informa que o retorno das aulas presenciais para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental Regular, na rede municipal, está previsto para ser iniciado no próximo dia 10 de maio. A Secretaria ainda esclarece que, em breve, divulgará detalhes de como será a retomada. Já os novos cartões alimentação começarão a ser entregues nesta terça-feira (4).

Promessas não cumpridas 

Desde 2020, as mães e pais vem sofrendo com a falta de assistência da Prefeitura de Caruaru. No início da pandemia, a prefeitura decidiu distribuir um kit alimentar por aluno. No entanto, houveram vários relatos de problemas, como o atraso nas entregas. 

> Prefeitura de Caruaru informa que cartões alimentação serão recarregados

Em agosto de 2020, o município decidiu mudar o formato de fornecimento da merenda escolar aos alunos da rede municipal de ensino durante a suspensão das aulas feita através de um cartão alimentação. Mesmo com o novo formato, a prefeitura continua descumprindo os prazos. 

Confira a reportagem completa: 

(a partir do minuto 00:57)