Chocante

Aranhas gigantes invadem casas em Belo Horizonte e assustam moradores

Espécie é perigosa e venenosa por possuir um veneno neurotóxico que causa dor intensa.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 08/05/2021 às 9:26
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Moradores do bairro Buritis, Região Oeste de Belo Horizonte, tiveram um baita susto ao encontrar uma espécie de aranha gigante dentro de suas casas, na última quinta-feira (6). As imagens dos animais viralizaram na internet nos últimos dias, após uma das moradoras compartilhar uma foto do "bichinho" em um grupo do Facebook. 

Flávia Prado contou que avistou o animal escalando o teto de sua casa, no 8º andar do prédio. Em uma entrevista ao UOL, ela contou que ficou desesperada, já que tem filhas pequenas, "eu logo pensei: vai matar minhas meninas!". Após o compartilhamento da foto no grupo "Meu bairro Buritis", outros moradores também relataram a aparição das aranhas gigantes e de outros animais peçonhentos.  

Na publicação do post no Instagram, a moradora escreveu: "Pessoal, aqui no prédio, Buritis, está aparecendo aranhas desse tipo. Já é a terceira! Parece ser muito venenosa, alguém tem mais notícia? Estamos preocupados aqui". 

Em um comentário da publicação, uma internauta respondeu: "Está parecendo aranha armadeira tomem bastante cuidado, tem que chamar o pessoal do meio ambiente ou os bombeiros pra retirar". E, de acordo com o biólogo Tiago dos Santos, a internauta estava certa. O biólogo afirmou que "muito provavelmente" o animal é uma aranha da espécie armadeira.

Thiago ainda contou que a espécie é venenosa e pode ser perigosa já que tem um veneno neurotóxico, podendo levar a uma dor muito intensa e, por consequência, a quadros de desmaio, confusão mental, vômito ou taquicardia. Além disso, segundo ele, o efeito pode ser ainda maior em bebês e idosos, "uma situação dessa demandaria atendimento médico de urgência", destacou.

O especialista também orientou sobre o procedimento correto diante das aranhas, explicando que não é aconselhável tentar retirar a espécie por conta própria com vassouras ou algum utensílio, já que ela tem um mecanismo de defesa agressivo. "É claro que não são monstros. Mas aconselho a qualquer pessoa não retirar ela sozinha, é preciso chamar a Zoonose. Ameaçada, ela pode dar saltos de mais de um metro e alcançar a pessoa. É uma forma de se defender. Se você viu uma, liga para a Zoonose ou Bombeiros", alertou. 

Aranha Armadeira 

A armadeira, também é conhecida como aranha-macaco ou aranha-de-bananeira, justamente por conseguirem dar saltos muito grandes. O nome comum armadeira vem da sua posição de ataque, quando as patas dianteiras ficam erguidas e rígidas. A aranha armadeira tem tamanho corporal de aproximadamente 4 cm, no entanto quando estendem as pernas, o tamanho pode chegar até 15 cm.

Geralmente, elas entram em ambientes habitados por humanos quando estão à procura de comida ou mesmo de abrigo, e se escondem em roupas, armários e sapatos. Quando incomodadas, podem picar de maneira "furiosa" para se defender.

***Com informações do UOL