Internacional

Foguete chinês descontrolado tem chances de cair no Brasil; Entenda rota

Estudos revelam possibilidade da reentrada ocorrer no Brasil é de 1,48%.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 08/05/2021 às 10:44
Pixabay
FOTO: Pixabay

Cálculos feitos pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), revelaram que há chances do foguete chinês descontrolado atingir alguma área do território brasileiro. De acordo com a Empresa de Meteorologia Clima Ao Vivo e pela Comunidade Internacional demonstram que a possibilidade da reentrada ocorrer no Brasil é de 1,48%.

Ainda segundo os especialistas embora os destroços dos foguetes possam chegar a uma área habitada, o risco é extremamente limitado, dizem os especialistas. O foguete deve reentrar na atmosfera ainda neste final de semana. 

O tamanho do foguete traz o possível risco de ter partes que podem se desintegrar e atingir áreas da Terra. No entanto, segundo o astrofísico da Universidade de Harvard, Jonathan McDowell, a situação não deve criar grandes problemas e acredita que os destroços vão cair no oceano Pacífico.

Entenda a queda:

O foguete foi usado no lançamento de um módulo do plano de Pequim, da construção de uma estação espacial que deve ser terminada no próximo ano. O módulo foi lançado em um dos maiores foguetes da China e ele agora está em queda descontrolada.

Segundo o Esquadrão de Controle Espacial norte-americano, o local da reentrada na atmosfera só poderá ser determinado algumas horas antes.