Vacinação

Pernambuco recebe mais de 46 mil doses da Pfizer nesta segunda (10)

Doses serão destinadas para a aplicação da primeira dose em gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e ainda com deficiência permanente

Tailane Paulino
Tailane Paulino
Publicado em 10/05/2021 às 21:18
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

Pernambuco recebe 46.800 doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech nesta segunda-feira (10). As doses fazem parte de um lote com mais de 1.12 bilhão de doses que foi distribuído pelo Ministério da Saúde. As doses serão destinadas para a aplicação da primeira dose em gestantes, puérperas (mulheres até 40 dias após o parto) e ainda pessoas com comorbidades e com deficiência permanente.

De acordo com as orientações do MS, o imunizante da Pfizer será apenas nas unidades de saúde das 27 capitais e no Distrito Federal. Isso acontece por conta das condições de armazenamento do mesmo, uma vez que no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, as doses ficam armazenadas em uma temperatura de até - 60° C.

Durante o transporte elas são expostas a uma temperatura de -20° C e nas salas de vacinação elas ficam em temperaturas de +2 a +8° C, motivo pelo qual precisam ser aplicadas dentro de um prazo de até cinco dias. A decisão, portanto, visa garantir a aplicação da primeira e segunda dose com intervalo de 12 semanas e evitar prejuízos.

A pasta ainda informou que a logística de distribuição das doses foi feita levando em consideração essas condições de armazenamento e que todos os estados recebem o imunizante de forma igualitária e proporcional.