Covid-19

Anvisa recomenda suspensão imediata da aplicação da AstraZeneca em gestantes

A orientação foi divulgada em Nota Técnica emitida pela Agência.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 11/05/2021 às 8:30
Reprodução/Agência Brasil
FOTO: Reprodução/Agência Brasil

Na noite da última segunda-feira (10), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata da aplicação da vacina contra a Covid-19, a AstraZeneca, produzida do Brasil pela Fiocruz, em mulheres gestantes.

A recomendação foi feita por meio de uma Nota Técnica emitida pela Anvisa. A orientação da agência é de que a indicação da bula da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

A orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid-19 em uso no país. O uso chamado de "off label", que é feito em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual, acompanhada por profissional de saúde.

O acompanhamento médico deve avaliar os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A atual bula do imunizante não recomenda sua aplicação sem orientação médica.

Investigação de caso de morte

O Ministério da Saúde investiga a morte de gestantes morte de uma gestante após aplicação da Astrazeneca. Em nota, o Ministério da Saúde informou que investiga o caso de uma gestante que morreu no Rio de Janeiro após receber o imunizante.

""O Ministério da Saúde informa que foi notificado pelas secretarias de Saúde Municipal e Estadual do Rio de Janeiro e investiga o caso. Cabe ressaltar que a ocorrência de eventos adversos é extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela Covid-19", diz a nota.

O Ministério disse ainda que "recomenda a manutenção da vacinação de gestantes, mas reavalia a imunização no grupo de gestantes sem comorbidades."