inclusão

Celpe contrata 42 mulheres eletricistas nesta terça-feira (11)

Objetivo da Celpe é incentivar a inserção feminina na profissão

Tailane Paulino
Tailane Paulino
Publicado em 11/05/2021 às 18:38 | Atualizado em 25/10/2022 às 19:34
Divulgação/Celpe
FOTO: Divulgação/Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) contratou nesta terça-feira (11) 42 novas mulheres eletricistas. As profissionais foram qualificadas pela própria Celpe, na Escola de Eletricistas.

Das profissionais, 37 concluíram o curso em turmas exclusivas para mulheres e cinco delas em turmas mistas. As aulas incluíram disciplinas teóricas e práticas, divididas em uma carga horária de 596 horas, que foram ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PE).

O objetivo da companhia é ampliar a igualdade de gênero e incentivar a participação feminina no setor, que é majoritariamente formado por homens. A companhia informou que as novas profissionais estão aptas para atuar na realização de todos os serviços relacionados à rede de distribuição elétrica.

O presidente da Celpe, Saulo Cabral, disse que “essas contratações são muito importantes para a Celpe, pois demonstram de forma clara nossa intenção em tornar nossa força de trabalho cada vez mais igual, sem nenhum tipo de diferença ou predileção relacionada ao gênero”. Ele ainda finalizou falando que as profissionais “chegam prontas para vestir a farda da Celpe e oferecer o mesmo serviço, com a mesma qualidade e segurança que qualquer homem”.

A ação faz parte de um compromisso da companhia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que colocam Igualdade de Gênero como uma das grandes metas a serem atingidas até 2030. A As profissionais serão distribuídas nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns e no Recife.