Saúde

Covid-19: Caruaru suspende vacinação de gestantes com imunizantes da AstraZeneca

Decisão foi tomada após recomendação da Anvisa

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 11/05/2021 às 9:44
Miva Filho/SES-PE
FOTO: Miva Filho/SES-PE

A Secretaria de Saúde de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, informou que suspenderá a vacinação contra covid-19 das gestantes com a vacina AstraZeneca/Fiocruz. A decisão foi tomada após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão imediata do uso do imunizante na noite dessa segunda-feira (10).

De acordo com a prefeitura, a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no Brasil.

> Anvisa recomenda suspensão imediata da aplicação da AstraZeneca em gestantes

Investigação de caso de morte

Em nota, o Ministério da Saúde informou que está investigando o caso de uma gestante que morreu no Rio de Janeiro após aplicação da Astrazeneca.

"O Ministério da Saúde informa que foi notificado pelas secretarias de Saúde Municipal e Estadual do Rio de Janeiro e investiga o caso. Cabe ressaltar que a ocorrência de eventos adversos é extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela Covid-19", diz a nota.

Ainda na nota, o Ministério "recomenda a manutenção da vacinação de gestantes, mas reavalia a imunização no grupo de gestantes sem comorbidades."