A Secretaria de Saúde de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, informou que suspenderá a vacinação contra covid-19 das gestantes com a vacina AstraZeneca/Fiocruz. A decisão foi tomada após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão imediata do uso do imunizante na noite dessa segunda-feira (10).
De acordo com a prefeitura, a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no Brasil.
> Anvisa recomenda suspensão imediata da aplicação da AstraZeneca em gestantes
Investigação de caso de morte
Em nota, o Ministério da Saúde informou que está investigando o caso de uma gestante que morreu no Rio de Janeiro após aplicação da Astrazeneca.
"O Ministério da Saúde informa que foi notificado pelas secretarias de Saúde Municipal e Estadual do Rio de Janeiro e investiga o caso. Cabe ressaltar que a ocorrência de eventos adversos é extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela Covid-19", diz a nota.
Ainda na nota, o Ministério "recomenda a manutenção da vacinação de gestantes, mas reavalia a imunização no grupo de gestantes sem comorbidades."