Saúde

Butantan vai paralisar produção de Coronavac nesta sexta por falta de matéria prima

Produção será retomada quando mais insumos chegarem

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 13/05/2021 às 15:46
Buda Mendes/Getty Images
FOTO: Buda Mendes/Getty Images

O Instituto Butantan informou que vai suspender a produção da vacina contra a covid-19, Coronavac, por falta de matéria-prima nesta sexta-feira (13). O Butantan informou através de nota que o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) recebido no dia 19 de abril já foi completamente processado.

De acordo com o instituto, a produção será retomada quando mais insumos chegarem. Está sendo aguardada a liberação do governo chinês de um lote com 10 mil litros do insumo.

Ainda segundo o Butantan, os setores vão assumir a produção da vacina da gripe enquanto aguarda a chegada dos novos lotes. Pelas contas do governo, a quantidade de insumo que será enviado é necessário para produzir 18 milhões de doses de vacina.

Não há prazo para chegada de insumos

Nessa quarta-feira (12), o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, informou que não há prazo para chegada de insumos para a produção dos imunizantes.

O prazo inicial era que os insumos liberados nesta quinta-feira (13) da China chegassem ao território brasileiro no dia 18, como anunciado pelo governo estadual. Segundo o presidente do Butantan, os chineses desmarcaram essa data.

Até a semana passada, havia a perspectiva de que a exportação seria autorizada até o dia 13 e na reunião diária desta quinta foi informado que essa previsão não será cumprida.

*Com informações da UOL