Saúde

Butantan vai paralisar produção de Coronavac nesta sexta por falta de matéria prima

Produção será retomada quando mais insumos chegarem

NE10 Interior NE10 Interior
NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 13/05/2021 às 15:46
NOTÍCIA
Buda Mendes/Getty Images
FOTO: Buda Mendes/Getty Images
Leitura:

O Instituto Butantan informou que vai suspender a produção da vacina contra a covid-19, Coronavac, por falta de matéria-prima nesta sexta-feira (13). O Butantan informou através de nota que o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) recebido no dia 19 de abril já foi completamente processado.

De acordo com o instituto, a produção será retomada quando mais insumos chegarem. Está sendo aguardada a liberação do governo chinês de um lote com 10 mil litros do insumo.

Ainda segundo o Butantan, os setores vão assumir a produção da vacina da gripe enquanto aguarda a chegada dos novos lotes. Pelas contas do governo, a quantidade de insumo que será enviado é necessário para produzir 18 milhões de doses de vacina.

Não há prazo para chegada de insumos

Nessa quarta-feira (12), o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, informou que não há prazo para chegada de insumos para a produção dos imunizantes.

O prazo inicial era que os insumos liberados nesta quinta-feira (13) da China chegassem ao território brasileiro no dia 18, como anunciado pelo governo estadual. Segundo o presidente do Butantan, os chineses desmarcaram essa data.

Até a semana passada, havia a perspectiva de que a exportação seria autorizada até o dia 13 e na reunião diária desta quinta foi informado que essa previsão não será cumprida.

*Com informações da UOL

Mais Lidas