eleições 2022

Pesquisa Datafolha aponta que Lula venceria Bolsonaro em todos os cenários nas eleições de 2022

Os dados mostram as intenções de voto dos eleitores para primeiro e segundo turno.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 13/05/2021 às 7:34
FOTO: MONTAGEM SOBRE FOTOS/EDITORIA DE ARTES
FOTO: FOTO: MONTAGEM SOBRE FOTOS/EDITORIA DE ARTES

O Instituto Datafolha divulgou na última quarta-feira (12) uma pesquisa a respeito das intenções de voto para as eleições de 2022. De acordo com o resultado obtido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), em todos os cenários.

O levantamento mostra que o atual chefe do Executivo aparece em segundo lugar nas intenções de voto, com 23%, enquanto Lula aparece com 41% nas pesquisas. Na disputa pelo "terceiro lugar" estão o ex-juiz Sergio Moro (sem partido), com 7%, e o pedetista Ciro Gomes, com 6%.

Na sequÊncia, aparecem o apresentador Luciano Huck (sem partido), com 4%, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que obtém 3%, e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o empresário João Amoêdo (Novo), ambos com 2%.

Do total de pessoas entrevistadas, 9% afirmo que votariam em branco, nulo, ou em nenhum dos candidatos, enquanto 4% afirmam estar indecisos. O levantamento foi feito de forma presencial, com 2.071 pessoas de 146 municípios entre os dias 11 e 12 de maio deste ano. A margem de erro considerada é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo turno

Com o percentual de votos, existe a possibilidade de haver segundo turno. Em uma disputa entre Bolsonaro e Lula, o petista ganharia com 55%, enquanto o atual presidente teria apenas 32% dos votos. Lula também venceria a disputa contra o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, que teria 33% dos votos.

A pesquisa mostra que Bolsonaro teria empate técnico com Doria, marcando 39%, contra 40% do tucano, e perderia para Ciro Gomes, que teria 48% dos votos, enquanto ele teria 36%.