devoção

Veja oração de Nossa Senhora de Fátima que foi revelada por ela durante suas aparições

A santa teria ensinado a oração aos três pequenos pastores a quem revelou seus segredos.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 13/05/2021 às 10:50 | Atualizado em 08/03/2022 às 15:31
Reprodução
FOTO: Reprodução

Em 13 de maio é celebrado o dia de Nossa Senhora de Fátima. Para os Católicos, a data marca a primeira aparição da santa a três crianças, que ocorreu em 1917, na cidade de Fátima, Portugal. A senhora "vestida de branco e brilhante como sol", como relataram os três pequenos pastores a quem ela apareceu, tem a devoção de fiéis espalhados por todo o mundo.

Dia de Nossa Senhora de Fátima: conheça a história da santa dos "segredos"

Durante suas aparições, a santa se apresentou como a "Senhora do Rosário". Ela pedia às crianças que rezassem o terço todos os dias para alcançar a paz no mundo, a redenção dos pecados e o fim da Primeira Guerra Mundial. A oração é recitada durante a reza do terço até os dias atuais pelos fiéis católicos como uma forma de manter a tradição e continuar propagando a devoção à santa.

Confira a oração de Nossa Senhora de Fátima:

"Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós."

Devoção e fé

A história da santa é conhecida mundialmente. De acordo com a tradição católica, Nossa Senhora de Fátima teria aparecido a três crianças: Lúcia dos Santos, Francisco e Jacinta Marto, que pastoreavam animais em um lugar conhecido como Cova da Iria. Ela é conhecida como santa dos "segredos", por ter revelado mistérios divinos aos pequenos em suas 13 aparições.

Em honra a Nossa Senhora de Fátima, foi construído um santuário no local onde ela costumava aparecer às crianças. O lugar reúne fiéis de todo o mundo e é conhecido mundialmente pelas romarias que atraem milhares de pessoas. Uma das principais tradições é a procissão luminosa com velas, que ocorre durante todo o ano, mas no dia 13 de maio registra a maior concentração de pessoas, já que a data marca as celebrações em honra a santa.