meteorologia

Bom Jardim registra elevado índice de chuva nas últimas 24h

Nível do Rio Tracunhaém está acima da cota de alerta e APAC emite alerta para áreas urbanas

Alfredo Neto
Alfredo Neto
Publicado em 14/05/2021 às 7:58
ÊNIO ANDRADE
FOTO: ÊNIO ANDRADE

No Agreste Setentrional, a sexta-feira (14) começou chovendo de forma leve e contínua. Porém, os municípios estão em alerta. Na madrugada, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu aviso hidrológico considerando a possibilidade de alagamentos oriundos de extravasamentos de canais e córregos, em especial, as localidades localizadas nas áreas urbanas banhadas pelo Rio Tracunhaém.

Assim como ocorreu em várias regiões do Estado, a quinta-feira (13) foi de chuva em todos os municípios agrestinos com intensidade fraca a moderada. Um maior de volume de água foi registrado no município de Bom Jardim. Segundo a APAC, nas últimas 24h choveu um total de 122,79 milímetros. Com isso, o Rio Tracunhaém, que corta o centro da cidade, aumentou o nível, chegando a derrubar um pontilhão de madeira que ficava na Vila Noelândia.

De acordo com o monitoramento do Corpo de Bombeiros Militar, apesar do índice elevado de chuva para um único dia, não houve registros de incidentes, deslizamentos de barreiras e desalojados. Ainda no aviso, a APAC diz que o nível do Rio Tracunhaém está acima da cota de alerta e que, juntamente com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (CODECIPE), permanece em estado de atenção e que novos avisos serão emitidos, caso ocorra modificação nas condições do tempo.