pandemia

Pandemia fica mais forte no inverno? Governo de Pernambuco projeta alta até o mês de julho

Governo do Estado decide se adota medidas restritivas mais rígidas por causa do avanço da Covid-19.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 14/05/2021 às 11:30
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

A Pandemia fica mais forte no inverno? Durante coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (13), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, comentou que o estado mantém estabilidade nos números dos casos da Covid-19, mas os números estão em alta. A pandemia em Pernambuco tem os números impactados pelo fator da sazonalidade. 

Por causa das baixas temperaturas e do inverno, o secretário destacou que Pernambuco fica em alerta. "Essa é uma situação que não tem como se reverter e essa condição sazonal deve persistir até a primeira quinzena de junho. Não se espera reduções expressivas de indicadores neste período", explica Longo.

Medidas no Agreste

Nesta sexta-feira (14), o Governo de Pernambuco vai reunir prefeitos de cidades do Agreste do Estado para debater sobre a adoção de medidas restritivas mais rígidas na região. A necessidade da reunião se dá em virtude do aumento das solicitações por vagas de UTI na rede pública de saúde na última semana na II Macrorregião de Saúde, que engloba a IV e V Geres, com sedes em Caruaru e Garanhuns.

Por isso, acredita-se que novas medidas para conter a disseminação da Covid-19 devem ser adotadas. De acordo com as informações divulgadas pelo secretário, foi registrado um aumento de 9,3% em uma semana e de 44,5% em 15 dias, enquanto o crescimento na média do Estado foi de 6,1% e de 13,8%, nos mesmos períodos.

“A rede de saúde da IV e da V Geres já está pressionada e, diante de um comportamento destoante por duas semanas seguidas, estamos analisando a necessidade de ações específicas na região”, destacou André Longo.