Benefício

Saiba como fazer a prova de vida digital do INSS

A comprovação é feita por meio de reconhecimento facial.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 14/05/2021 às 17:50
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que vai retomar o bloqueio de pagamentos por falta de prova de vida de aposentados e pensionistas. Os beneficiários que não fizerem a prova de vida de 1º de junho31 de dezembro de 2020, terão o benefício bloqueado. 

Em virtude da pandemia da Covid-19, o INSS criou a prova de vida digital, para que os 5,3 milhões de beneficiários do país possam receber o benefício sem precisar se deslocar até as agências.

A comprovação é feita por meio de reconhecimento facial. O serviço com o uso de biometria facial digital utiliza o reconhecimento dos traços do rosto para concluir a etapa do processo de identificação. No entanto, para que a comprovação seja feita o usuário precisa ter a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Por isso, o INSS tem convocado grupos específicos para se beneficiarem do novo modelo de prova de vida. O convite tem sido feito através de mensagens enviadas por SMS ou email.

Como fazer a prova de vida digital - Passo a passo 

Para realizar a prova de vida digital, os beneficiários precisarão baixar os aplicativos Meu INSS e Meu gov.br.

1 - Abra o aplicativo Meu INSS 

2 - Ao se conectar você verá a mensagem “Chegou a hora de fazer a sua prova de vida. Faça agora, pelo celular, sem precisar sair de casa”. Embaixo estará outra mensagem: “Instale o Meu gov.br”. 

3 - Entre no aplicativo "Meu gov.br" e clique em “Autorizações”. Selecione a autorização marcada como pendente e clique em “Autorizar”.

4 - Será feita a pergunta: “Deseja aceitar a autorização?”; clique em “Realizar Validação”.

5 - Em seguida, clique em “Permitir” para que o aplicativo acesse a câmara do seu celular

6 - Será solicitado o número de um documento de identidade, informe-o e clique em “Prosseguir”. 

7 - Aparecerá um círculo em torno do seu rosto. Mantenha o rosto no centro desse círculo e aguarde cerca de 40 a 60 segundos para a conclusão da biometria digital.

8 - Se estiver tudo certo, aparecerá a mensagem “Validação Facial realizada com sucesso”

9 - Clique em OK e o procedimento estará pronto.