menu

Governo de Pernambuco anuncia novas medidas restritivas para cidades do Agreste; Veja lista de municípios afetados

Decreto passará a valer a partir da próxima terça-feira (18) e segue até o dia 31 de maio.

Medidas restritivas contra a covid-19 fecha serviços não essenciais por todo o Brasil
Governo de Pernambuco anuncia novas medidas restritivas para cidades do Agreste (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Governo de Pernambuco anunciou novas medidas restritivas para a 2ª Macrorregião de Saúde, que abrange a IV e V Geres, com sedes em Caruaru e Garanhuns, respectivamente. As medidas foram decididas após uma reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, neste sábado (15)

Com as novas medidas, as atividades econômicas deverão ser encerradas às 18h durante a semana. Nos finais de semana, apenas supermercados, feiras livres de produtos alimentícios, farmácias, padarias e postos de gasolina poderão abrir as portas. O Polo de Confecções deverá ficar fechado aos sábados, domingos e segundas. O decreto oficial será publicado na segunda-feira (17) e passará a valer na terça (18) e segue até o dia 31 de maio. Durante esse período o governo do estado avaliará o comportamento da pandemia nessa região.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, o Agreste tem apresentado um crescimento no número de casos e internações diferente de outras partes do Estado. “O que nós detectamos, nessas últimas duas semanas, foi uma aceleração maior naquela região, destoando do restante do Estado, onde temos um platô ainda em níveis elevados. Os patamares de crescimento de demandas lá superaram os 44%, enquanto no resto do Estado ficou na casa dos 9%”, destacou.

Ao todo, 53 municípios deverão seguir as novas medidas restritivas a partir da próxima terça-feira (18). “Nos reunimos hoje com os secretários estaduais, após o encontro que tivemos com todos os prefeitos e prefeitas do Agreste, na tarde da última sexta-feira, e verificamos um aumento na velocidade do número de internações e de procura pelas instituições de saúde naquela região. Isso tem nos preocupado, pois todos nós sabemos que enquanto a vacinação não chegar a todos os pernambucanos, é necessário tomar medidas restritivas para diminuir a circulação do vírus", afirmou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Veja lista das cidades afetadas pelas medidas restritivas: 

IV Geres - Sede em Caruaru

Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caitano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes.

V Geres - Sede em Garanhuns

Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeira, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.

Covid-19 em Pernambuco 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, neste sábado (15), 2.894 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 171 (6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.723 (94%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 440.677 casos confirmados da doença, sendo 42.491 graves e 398.186 leves.

Também foram confirmados 65 óbitos, ocorridos entre 02/01/2021 e 14/05/2021. Com isso, o Estado totaliza 14.906 mortes pela Covid-19.