Covid-19

Novas medidas: Veja como fica o funcionamento do comércio e Polo de Confecções do Agreste

As atividades econômicas deverão ser encerradas às 18h de segunda a sexta-feira, já as feiras ficam proibidas aos sábados, domingos e segundas.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 16/05/2021 às 12:59
Renata Araujo/TV Jornal Interior
FOTO: Renata Araujo/TV Jornal Interior

No último sábado (15), o Governo de Pernambuco anunciou novas medidas restritivas para a 2ª Macrorregião de Saúde, que abrange a IV e V Geres, com sedes em Caruaru e Garanhuns, respectivamente. As medidas foram decididas após uma reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19

Segundo o governo, o novo decreto, que será publicado na segunda-feira (17), começa a valer na terça (18) e segue até 31 de maio. Nessas cidades, as atividades econômicas deverão ser encerradas às 18h de segunda a sexta-feira. Já nos fins de semana, serviços considerados essenciais poderão funcionar. O Polo de Confecção do Agreste, também foi afetado e não poderá funcionar aos sábados, domingos e segundas.

Funcionamento do Polo de Confecção: 

Caruaru - A Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade informou que tem avaliado a melhor diretriz a ser tomada, no entanto, até o momento, ainda não foi definido o funcionamento da Feira da Sulanca. 

Santa Cruz do Capibaribe - Para se adequar ao decreto, o Moda Center Santa Cruz e o Calçadão Miguel Arraes anunciaram que a realização das feiras nas próximas duas semanas acontecerão nas terças-feiras, nos dias 25 de maio e 1º de junho, das 5h às 15h.

Toritama - Ainda não foi definido funcionará as feiras do Parque das Feiras de Toritama. De acordo com a assessoria do município, uma reunião deverá acontecer nesta semana para que seja definido. 

O que funciona no final de semana:

Supermercados
Feiras livres de produtos alimentícios
Farmácias
Padarias
Postos de gasolina

Outras atividades

Academias: 

Durante a semana as academias poderão funcionar com capacidade máxima de 30%, das 5h às 18h; Durante o final de semana devem ficar fechadas.

Bares, restaurantes e lanchonetes: 

Durante a semana bares restaurantes e lanchonetes poderão funcionar com capacidade máxima de 50% das até às 18h; Durante os finais de semana devem ficar fechadas. 

Delivery, drive-thru e ponto de coleta podem continuar funcionando após os horários de funcionamento presencial. 

Escolas e universidades públicas e privadas:

Escolas e universidades devem funcionar com 50% do limite da capacidade total. Durante a semana até às 18h e nos finais de semana deverão ficar fechados. 

Escritórios comerciais e prestação de serviços:

Durante a semana os escritórios podem funcionar até as 18h. E, durante o final de semana, devem ficar fechados. Além disso esses espaços devem manter o distanciamento de 1,5 m entre as estações de trabalho. 

Igrejas e atividades religiosas:

As igrejas e templos religiosos devem funcionar com 30% da capacidade total com limite de 100 pessoas. Durante a semana poderá funcionar até as 18h, e nos finais de semana deverão ficar fechados.

Shopping centers e galerias comerciais:

Durante a semana podem funcionar das até às 18h, durante os finais de semana deverão ficar fechados. Esses estabelecimentos devem continuar seguindo as medidas de distanciamento social de um cliente a cada 10 m² para circulação; e um cliente a cada 5 m².