Caso Henry

Papa Francisco envia carta para pai do garoto Henry; confira na íntegra

Documento é destinado a Leniel Borel e a Noeme Camargo, avó paterna do menino

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 18/05/2021 às 15:36
Reprodução/Arquivo pessoal
FOTO: Reprodução/Arquivo pessoal

O pai de Henry, Leniel Borel, e a avó paterna do garoto, Noeme Camargo, receberam uma carta com mensagens do Papa Francisco, vinda do Vaticano. A mãe e o padrasto de Henry, Dr. Jairinho e Monique Medeiros, são os principais suspeitos pela sua morte e continuam presos.

A carta foi uma resposta à uma de tia do pai de Henry, que escreveu para o Papa falando sobre o caso.
O documento do Papa é assinado pelo assessor para assuntos gerais da Secretaria do Vaticano, o monsenhor Luigi Roberto Cona e traz uma mensagem contra o ódio, pedindo que os parentes do menino não se deixem abalar pelos sentimentos ruins.

"O Santo Padre conta com a senhora Noeme e o senhor Leniel para contrastarem a cultura da indiferença e do ódio que sentem crescer ao seu redor; não se deixem contaminar pelo ódio transformando-se à sua imagem e semelhança. Sejam do número das pessoas que se recusam a entrar no circuito do ódio, que se recusam a odiar aqueles que lhes fizeram mal, dizendo-lhes: Não tereis o meu ódio!".

A postura da família de Henry também é elogiada por ele: "É quase um milagre que uma pessoa ferida, como o senhor Leniel e a senhora Noeme, possa encontrar a coragem de recusar ter ódio e o afastar do seu coração. Mas é um milagre que lhe permite viver em paz e ajudar a salvar o mundo de si mesmo".

Leia carta na íntegra:

“Vaticano, 24 de abril de 2021

Prezada Senhora,

O Santo Padre recebeu a carta, triste e aflita que lhe enviou no dia 14 deste mês de abril, contando nela as horas amargas que vive o povo brasileiro e também a loucura humana que levou ao massacre do pequenito Henry Borel. E, neste momento, seus familiares sentem que precisam de fortalecer a sua fé unindo os seus corações ao coração do Sucessor de Pedro, cuja fé conta com um apoio especial de Jesus (cf. Lc 22, 32) para poder confirmar a fé dos seus irmãos.

Considerando o caso dramático referido na missiva, o Papa Francisco incumbiu-me de assegurar a sua paterna vizinhança e solidariedade ao pai Leniel Borel e à avó Noeme Camargo, confiando-os à proteção da Virgem Maria com os desejos bons que cada um traz no coração: deixem-se reconhecer como amigos de Jesus; a todos chamem amigos e, de todos, sejam amigos. O Santo Padre conta com a senhora Noeme e o senhor Leniel para contrastarem a cultura da indiferença e do ódio que sentem crescer ao seu redor; não se deixem contaminar pelo ódio, transformando-se à sua imagem e semelhança. Sejam do número das pessoas que se recusam a entrar no circuito do ódio, que se recusam a odiar aqueles que lhes fizeram mal, dizendo-lhes: «Não tereis o meu ódio!» Deste modo ajudarão a parar o mal, como fez Abraão quando pediu a Deus para não exterminar os justos com os culpados (cf. Génesis t8, 23-32). Basta-lhes uma só pessoa boa, para não odiarem todas as pessoas. É quase um milagre que uma pessoa ferida, como o senhor Leniel e a senhora Noeme, possa encontrar a coragem de recusar ter ódio e o afastar do seu coração; mas é um milagre que lhe permite viver em paz e ajudar a salvar o mundo de si mesmo. Propiciadora de luz e assistência do Alto para a senhora Noeme e para o senhor Leniel Borel e quantos vivem ao seu redor, o Papa Francisco concede-lhes a Bênção Apostólica.

Valho-me do ensejo para lhe testemunhar meus sentimentos de fraterna estima em Cristo Senhor.

L. Roberto Cona

Mons. Luigi Roberto Cona
Assessor".

*Com informações do G1