Pandemia

Covid-19: Belo Jardim alerta Secretaria Estadual de Saúde sobre risco de desabastecimento de oxigênio

A Prefeitura solicitou, também, outros insumos para pacientes com Covid-19.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 22/05/2021 às 12:10
Divulgação/Governo do Amazonas
FOTO: Divulgação/Governo do Amazonas

A Secretaria de Saúde de Belo Jardim enviou um ofício para a IV Gerência Regional de Saúde (IV Geres) solicitando o apoio para evitar o desabastecimento do suprimento de oxigênio na cidade. A medida foi tomada por conta do aumento de casos e internações de pacientes com a Covid-19 no município.

O documento, enviado na última quinta-feira (20), informou que o município tem sido abastecido diariamente pela empresa White Martins, no entanto, já houve situações de nível crítico de oxigênio. Além deste elemento, outros insumos também foram solicitados ao Estado para o combate ao Coronavírus. Segundo a secretária de Saúde, Aline Cordeiro, a medida visa prevenir o desabastecimento para que a população não fique sem assistência.

Covid-19 em Belo Jardim 

Atualmente, os 16 leitos de internamento da Covid-19 no município estão sendo utilizados, onde pacientes realizam o procedimento de oxigenioterapia com cateter nasal ou ainda por ventilação mecânica. Há ainda dois leitos na sala vermelha, para pacientes que aguardam vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pela Central de Regulação de Leitos e utilizam a máscara facial intubação orotraqueal (IOT).

Este tipo de procedimento necessita de oxigênio, tendo em vista que a média de liberação de senhas no estado para UTI tem sido entre 24 a 48h. A alta demanda de pacientes que vem apresentando Síndrome Respiratória Aguda Grave requer um suporte de oxigênio maior, ocasionando o risco do colapso no sistema de saúde pela falta do insumo. 

Em março, a Secretaria de Saúde de Belo Jardim informou que houve um aumento de 200% de casos de Covid-19 no município. De acordo com os dados pessoas cada vez mais jovens estavam precisando de atendimento médico com a doença.

> Casos de Covid-19 tem aumento de 200% em Belo Jardim, no Agreste