Pandemia

Paciente infectado com cepa indiana da Covid-19 piora e é intubado no Maranhão

O paciente estava no navio Shandong da Zhi que veio da África do Sul para entregar minério de ferro em São Luís. 

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 22/05/2021 às 15:16
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O paciente infectado com a cepa indiana do novo coronavírus internado no Maranhão apresentou uma piora em seu quadro de saúde e precisou ser intubado. Na última quinta-feira (20) a Secretaria de Saúde do Maranhão confirmou o primeiro caso no estado da nova cepa indiana da covid-19 no Brasil.

Em uma entrevista à GloboNews, o Secretário de Saúde do estado, Carlos Eduardo Lula, contou que o paciente precisou ser intubado. O homem estava no navio Shandong da Zhi que veio da África do Sul para entregar minério de ferro em São Luís. 

Ao todo, o navio tinha 24 tripulantes, e 15 já foram diagnosticados com a doença. Com exceção do paciente intubado em um hospital de São Luis, os demais tripulantes seguem no navio, sendo monitorados por uma equipe da secretaria. "Os demais tripulantes devem ser testados hoje para mais uma vez se entender como está sendo a contaminação", disse Carlos Lula. 

Ainda segundo Carlos Lula, o governo do Maranhão tem promovido testagem com toda a equipe médica que está tendo contato com o paciente com a cepa indiana em solo maranhense. De 85 amostras coletadas, pelo menos 40 já tiveram resultado divulgado. Todas deram negativo.

De acordo com Carlos Lula, o cuidado está sendo tomado para que a cepa indiana, considerada de alta transmissibilidade e ainda com seus efeitos sendo pesquisados, não se espalhe. "Não podemos ter uma terceira onda com uma variante dessa, por isso toda nossa preocupação para evitar transmissão local", disse.

Primeiro caso confirmado no Brasil 

Na quinta-feira (20), a Secretaria de Saúde do Maranhão confirmou o primeiro caso no estado da nova cepa indiana da Covid-19 no Brasil. Um homem de 54 anos foi infectado e estada no navio Shandong da Zhi.

> Maranhão confirma 1º caso da variante indiana da covid-19 no Brasil

As informações foram divulgadas durante uma entrevista coletiva do secretário da pasta, Carlos Lula. De acordo com ele, o paciente que estava no navio veio da África do Sul para entregar minério de ferro em São Luís e está internado em um hospital particular. O estado de saúde dele é estável.

Essa variante, a B.1.617, é mais resistente e com maior risco de transmissão. A cepa também foi encontra em outros 44 países.