Empreendedorismo

Casal empreendedor muda de carreira e abre café em Pernambuco

Lidiane Santos e Eudes Santana viram produtos mudar as suas vidas

NE10 Interior NE10 Interior
NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 25/05/2021 às 19:30
NOTÍCIA
JAILTON JC/JC IMAGEM
FOTO: JAILTON JC/JC IMAGEM
Leitura:

O café é paixão nacional e oportunidade para muitos empreendedores pernambucanos. A barista e sócia da "Kaffe", Lidiane Santos e o seu marido, Eudes Santana, viram o produto mudar as suas vidas. Lidiane começou a entrar no mundo do empreendedorismo em 2009, quando os clientes da confeitaria da sua família começaram a pedir cafés.

“Trabalhava com crianças e nesse período eu explorava mesmo a pedagogia, no sentido de que era a minha vida. Por outro lado, quando procurei um curso de barista, estava tentando atender os clientes da confeitaria da minha família, em Gravatá. Fiz o curso para que eu pudesse ter realmente uma formação e pudesse decidir, dentro do negócio, o que seria conveniente ter de cardápio ou não. A partir daí, até hoje, eu vivo de café, literalmente”, conta ela.

Após o curso, Lidiane criou o espaço que se tornaria a Kaffe. "O Espaço Sensorial do Café funcionou de 2015 até 2016, no conceito de treinamento para o público apreciador de café, gente que queria entender um pouquinho mais sobre essa diversidade e outros profissionais que queriam empreender na área. Foi quando veio a ideia de transformar, acrescentar o conceito da loja, de torrefação e da continuidade dos cursos. Meu marido, Eudes Santana, saiu da atividade dele para fazer parte da sociedade e aí hoje a gente se dedica à loja, ao centro de treinamento e à torrefação”, explica.

Atualmente, a Kaffe se tornou uma experiência, indo além da marca em si. A loja fica no Recife, mas há parcerias com outros produtores de café em todo o estado.

Veja a reportagem completa:

Mais Lidas