Após o pronunciamento do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), na última segunda-feira (24), anunciando novas medidas restritivas para 65 municípios, o Governo de Pernambuco publicou nesta terça-feira (25) o decreto que esclarece os serviços autorizados a funcionar no período de 26 de maio a 6 de junho.
Ente os pontos listados no documento estão o comércio, as igrejas e os shoppings centers. De acordo com o decreto, fica vedado, em qualquer dia e horário, o funcionamento de estabelecimentos e a prática de atividades econômicas e sociais de forma presencial durante o período estabelecido.
Como fica o funcionamento dos shoppings?
A restrição estabelecida no decreto inclui a suspensão das atividades econômicas e sociais presenciais nos shoppings centers e galerias comerciais. No entanto, fica permitido o funcionamento de alguns estabelecimentos dentro destes centros de compra.
Fica autorizado o funcionamento de estabelecimentos destinados ao abastecimento alimentar da população neles localizados, a exemplo dos supermercados, desde que possuam acesso externo e independente aos shopping centers e similares.
Também fica autorizada a abertura de agências bancárias, lotéricas, clínicas e hospitais veterinários e assistência a animais localizadas dentro dos shopping centers e similares. Podem funcionar ainda lojas e estabelecimentos situados em shopping centers e similares, por meio de entrega em domicílio e/ou como ponto de coleta no estacionamento, na modalidade drive thru.
Confira o decreto na íntegra: