internacional

Moradores enfrentam 'mar de ratos' e animais invadem hospitais para morder pessoas na Austrália; veja o vídeo

A megainfestação de roedores afeta um estado do país por causa das condições climáticas.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 27/05/2021 às 8:55
Reprodução/BBC
FOTO: Reprodução/BBC

Há alguns meses, o estado de New South Wales, na Austrália, está sendo atingido por uma megainfestação de ratos. A região enfrentou momentos difíceis nos últimos anos, como estiagem, incêndios e inundações. No entanto, em 2021, os fazendeiros da região puderam se aliviar com a melhora do clima e boas colheitas, mas essas boas condições provocaram a aparição de um novo inimigo.

Abelhas se ajudam para abrir tampa de garrafa e imagens intrigam internautas; veja vídeo

Os ratos são flagrados frequentemente pelos moradores. Eles se reproduziram em uma proporção considerada alarmante e levaram os fazendeiros da região ao prejuízo. Alguns deles dizem, em entrevista à BBC, que este é o pior momento que já enfrentaram.

Para realizar atividades simples, como compras de mercado, os moradores precisam fazer trajetos de pelo menos uma hora para chegar em um supermercado longe do local. O dono de uma mercearia chegou a relatar a quantidade absurda de animais que aparecem na localidade. "Pegamos entre 400 e 500 [ratos] todas as noites, às vezes 600, é muito ruim", disse o proprietário, de acordo com o UOL.

Sucuri de cinco metros assusta pescadores ao sair do rio; veja vídeo

Jiboia devora sagui em área florestal e imagens viralizam nas redes sociais; veja vídeo

Informações do Serviço de Saúde do estado dizem ainda que os roedores chegam a entrar em hospitais e morder pacientes. Já foram recebidos relatos de, ao menos, três cidades com estas ocorrências. "Você pode imaginar que toda vez que você abre um armário, toda vez que vai até à despensa, há ratos presentes", disse Steve Henry, um especialista em roedores. "Eles estão comendo em seus recipientes de comida, eles estão sujando suas roupas limpas e estão correndo em sua cama à noite."

Veja o vídeo do 'mar de ratos'

*Com informações da BBC e do UOL