Saúde

Como controlar a ansiedade? Especialista dá dicas

Confira entrevista de psicóloga na Rádio Jornal Garanhuns

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 28/05/2021 às 10:39
Reprodução/Rádio Jornal Garanhuns
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal Garanhuns

No Consultório dessa terça-feira (25), Samara Pontes conversou com a psicóloga Gisele Menezes. A profissional, que tem formação em Terapia Cognitivo-comportamental (TCC), falou sobre o sinais da ansiedade e como controlar o problema no dia a dia. A entrevista foi ao ar pela Rádio Jornal Garanhuns.

De acordo com a especialista é importante diferenciar os transtornos da emoção comum a todos. "Todos temos naturalmente nossas ansiedades. Essa é até uma forma de proteção humana, uma vez que em situações de perigo real, poderemos acender o alerta e enfrentar o problema; a grande questão está quando esses medos, pensamentos acelerados e obsessivos, pânico, entre outros sinais, afetam nossa qualidade de vida. Aí são transtornos de ansiedade que precisam ser tratados", comenta.

Dentro da abordagem TCC, os resultados para o controle da ansiedade costumam ser mais rápidos. A psicóloga explica: "A TCC tem a característica de atuar de forma mais direta no problema, com técnicas específicas, mas sem excluir o histórico de vida daquele paciente. Nós somos resultados das nossas experiências ao longo dos anos e tudo isso precisa ser levado em conta para entender os motivos daquele transtorno. De qualquer forma, fazer terapia será o ponto inicial para ter uma vida melhor", orienta.

Ainda durante a conversa, Gisele trouxe dicas de como controlar a ansiedade no dia a dia, como a técnica "5, 4, 3, 2, 1" e a importância da respiração diafragmática para se acalmar em situações estressantes. Estes e outros detalhes estão disponíveis no Facebook Rádio Jornal Garanhuns.

Veja a entrevista: