covid-19

Ministério da Saúde autoriza vacinação da população geral por idade

A vacinação de pessoas com idades entre 18 e 59 anos deverá ser feita de forma decrescente e ao mesmo tempo que a dos grupos prioritários

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 28/05/2021 às 17:39
Foto: Tony Winston/ MS
FOTO: Foto: Tony Winston/ MS

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (28) a autorização da vacinação contra a Covid-19 da população em geral, por ordem decrescente de idade. De acordo com as informações da pasta, essa liberação acontece porque houve uma diminuição na demanda por vacinação pelos grupos prioritários.

Por conta disso, os estados e municípios poderão começar a vacinar pessoas com idades entre 18 e 59 anos de maneira paralela aos grupos prioritários, desde que sejam garantidas as doses destinadas a esses últimos.  

Vacinação de professores 

O Ministério também anunciou a antecipação da vacinação para os profissionais da educação de todo o país e informou que as doses para atender a esses públicos começarão a ser enviadas aos estados de maneira escalonada. 

A pasta destacou ainda que a priorização dos profissionais da educação acontece por causa dos impactos sociais causados pela doença e pela necessidade da volta das aulas presenciais. A ordem de prioridade para a vacinação será:

  • Creches;
  • Pré-escolas;
  • Ensino fundamental;
  • Ensino médio;
  • Profissionalizantes e EJA;
  • Ensino superior.

Todas as orientações podem ser conferidas na nota técnica do Programa Nacional de Imunizações (PNI) divulgada nesta sexta.