Gênero

O que é gênero não-binário? Entenda anúncio de Bárbara Paz

Revelação foi feita durante entrevista em podcast

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 28/05/2021 às 11:55
Reprodução
FOTO: Reprodução

Bárbara Paz revelou que se reconhece como uma pessoa não-binária, que não se identifica exclusivamente no gênero masculino ou feminino. Bárbara falou sobre o processo de descoberta em uma entrevista para o podcast "Almasculina".

"Sou uma pessoa inquieta. Uma mulher, um homem, não-binária. Descobri que sou não-binária há pouco tempo. Um amigo meu falou que eu era, e eu acreditei, entendi. Sou uma pensadora, uma diretora, uma cineasta, uma atriz, uma pintora, uma escritora. [...] Não sei bem quem eu sou. Se tiver alguma referência para me dizer quem eu sou, ainda estou em busca. Sou muitas coisas. Sou muitos, muitos, muitas. É difícil dizer quem você é para se apresentar. Sou uma pessoa de fazer o que tenho dentro, o que não é pouco", contou.

Bárbara não disse como prefere se referir, com ou sem pronomes: "Quando ouvi esse discurso do não-binário, do transgênero, pensei: 'Será que se tivesse escutado isso com 12 ou 13 anos, eu teria achado que eu era pelo fato de eu sentir isso?'. E não estou falando de sexualidade, mas de sensação. Às vezes eu me olhava no espelho e me sentia um garoto. Eu me olho no espelho hoje e sou uma mulher com peito, bunda, curvas... E você fala: 'Nossa, é superestranho'. Muitas vezes. Não é que eu não gosto. É estranho às vezes. E às vezes eu gosto. Então, gosto de ser menino e de ser menina. Pode? Hoje pode! Então hoje chama não-binário? Isso! Nossa, que legal! Então, está tudo certo eu falar isso? Não. Então, cada vez mais a gente consegue respirar e ser a gente. E isso não tem a ver com sexualidade, se gosto de mulher ou de homem. Gosto de pessoas".

*Com informações da UOL

Demi Lovato revelou recentemente também se reconhecer com gênero não-binário e disse que preferia usar pronomes neutros (em inglês, "they/them").