Educação

Prazo para pedir isenção na taxa do Enem termina nesta sexta

Prazo para justificar ausência também será finalizado

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 28/05/2021 às 11:10
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina nesta sexta-feira (28). Além disso, também será finalizado o prazo para a justificativa de ausência da prova anterior para quem faltou aos dois dias de aplicação.

Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ambos devem ser feitos na Página do Participante. Podem pedir isenção da taxa os estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou na condição de bolsistas integrais em unidade de ensino privada e pessoas que estão no terceiro ano do ensino médio em escola pública em 2021.

“O mesmo vale para quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda. Nesse caso, é preciso comprovar a inscrição no CadÚnico. Já para justificar a ausência no Enem 2020, o participante deverá comprovar a razão pela qual não compareceu ao exame por meio dos documentos solicitados. Entre os motivos aceitos como justificativa pelo Inep estão: emergências médicas, comparecimento ao trabalho, morte na família, maternidade ou paternidade, entre outros. Todos os documentos comprobatórios devem estar de acordo com os parâmetros exigidos pelo edital”, explica o Inep.

O instituto destacou também que a aprovação na justificativa de ausência e na solicitação de isenção da taxa não garantem a inscrição na edição 2021 do exame.

*Com informações do Leia Já