internacional

China identifica primeiro caso de gripe aviária com cepa H10N3 em humanos

O caso do paciente foi confirmado por uma autoridade internacional nesta terça-feira (1º).

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 01/06/2021 às 12:50
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

Nesta terça-feira (1º), um homem de 41 anos teve o diagnóstico confirmado para infecção com a cepa H10N3 da gripe aviária. Este é o primeiro caso registrado em um humano e a informação foi revelada pela Comissão Nacional de Saúde da China (NHC).

A vítima mora na cidade de Jiangsu, no leste da China. De acordo com o comunicado da NHC, o paciente foi hospitalizado em 28 de abril após desenvolver febre e outros sintomas, mas não deu detalhes sobre como foi infectado com o vírus.

A autoridade sanitária informou que o estado de saúde do paciente é estável e que ele pode receber alta do hospital a qualquer momento. Entre os contatos próximos da vítima não foram encontrados casos da gripe.

O que é a cepa da gripe aviária?

A H10N3 é uma cepa do vírus de baixa patogenicidade, de acordo com a Comissão Nacional de Saúde da China. Ela é considerada relativamente menos severa em aves domésticas e o risco de se espalhar em grande escala é muito baixo.

Na China, outros pacientes foram infectados com cepas diferentes de gripe aviária. Apesar disso, não houve um número grande de infecções humanas com a gripe aviária desde que a cepa H7N9, que matou cerca de 300 pessoas entre 2016 e 2017.