Elba Ramalho

Devota de Nossa Senhora, Elba é exemplo de fé e da tradição nordestina

A cantora é reconhecida por sua crença fervorosa e por manter a tradição junina do Nordeste

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Publicado em 03/06/2021 às 18:07
NOTÍCIA
Foto: Marcos Serra Lima / EGO
FOTO: Foto: Marcos Serra Lima / EGO
Leitura:

A fé de Elba Ramalho - que vai estrelar o live-show do São João Danado de Bom no próximo dia 19 de junho - é muito conhecida. Católica e devota de Nossa Senhora, a paraibana já lançou o álbum ‘Coração de mãe’ com composições religiosas e, mais recentemente, o disco chamado ‘Eu sou o caminho’ que também segue a temática religiosa. 

Para se ter uma noção dessa forte religiosidade, todas as três filhas de Elba se chamam Maria: a mais velha, Maria Clara, seguida de Maria Esperança e da mais nova, Maria Paula. Todas elas foram nomeadas assim, claro, como forma de homenagem à mãe de Jesus.  

Além disso, a paraibana guarda com muito carinho as tradições de São João desde quando morava em Conceição, sua cidade natal no interior da Paraíba. "No Nordeste, fazemos muitas superstições nessa época do ano. A gente plantava a faca no caule da bananeira para descobrir a inicial de nosso futuro marido, por exemplo. Tinha outra que dizia que quem não enxergasse seu reflexo na bacia com água iria morrer naquele ano", relembra a cantora em entrevista ao portal UOL.

Ela ainda recorda o costume dos jovens de escolher seus padrinhos de São João, uma forma de estreitar laços com amigos. Ainda em entrevista ao portal UOL, ela continua: "Guardo na memória com muito afeto esses compromissos. Quando escolhíamos nossos padrinhos de São João, dávamos as mãos e cantávamos: 'São João me disse / São Pedro confirmou / Que você vai ser meu compadre / Que São João mandou' e então pulávamos a fogueira. Era muito bonito".

E a TV Jornal também tem resgatado a tradição do período junino. Durante os intervalos da programação, tanto no Interior quanto no Recife, você confere simpatias e as histórias de Santo Antônio, São João e São Pedro. Fica ligado pra não perder! 

TV Jornal leva São João para a casa dos telespectadores com live de Elba Ramalho

"Olha pro céu, meu amor". Quem é apaixonado pelo São João de Caruaru, lembra da cantora Elba Ramalho assim que o verso deste hino de Luiz Gonzaga começa a tocar. A canção, através da paraibana, tornou-se um aviso para aqueles que apreciam o maior e melhor arraial do mundo, na capital do Agreste. Em notas altas e afinadas, a música grita: o São João chegou.

Não poderia ser diferente em 2021. Apesar da cidade ter o São João cancelado pelo segundo ano consecutivo devido a pandemia do coronavírus, a TV Jornal vai levar a festa até a casa dos telespectadores através de lives muito especiais. A primeira delas acontece no dia 19 de junho de 2021, um sábado animado, regado a muito forró com a cantora Elba Ramalho.

Figurinha carimbada na abertura do São João de Caruaru, Elba promete colocar todo mundo para dançar no seu primeiro retorno à capital do forró após dois anos. "Estou contanto os dias e as horas para cantar para vocês. Vamos botar Pernambuco inteiro para forrozar", comenta.

A transmissão acontecerá nas páginas do Facebook do Sistema Jornal do Commercio, TV Jornal, TV Jornal Interior, NE10, NE10 Interior e Rádio Jornal Pernambuco, em Recife, Caruaru, Garanhuns, Pesqueira, Limoeiro e Petrolina. A live de Elba Ramalho também pode ser acompanhada através do Canal do Youtube da TV Jornal Recife e TV Jornal Interior, além dos sites NE10, NE10 Interior, JC Online e TV Jornal.

Mais Lidas