religião

Entenda qual o significado de Corpus Christi e por que a data é sempre celebrada na quinta-feira

A solenidade é celebrada anualmente pelos católicos em honra ao corpo de Cristo.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 03/06/2021 às 8:00
Eduarda Cabral
FOTO: Eduarda Cabral

Uma das datas mais tradicionais e importantes do calendário da Igreja Católica é o dia de Corpus Christi. A solenidade é celebrada pelos católicos há séculos, sempre no domingo seguinte ao que a igreja celebra a festa da Santíssima Trindade. Neste ano, a data é comemorada em 3 de junho e em diversas cidades é considerado ponto facultativo, assim como em outras datas comemorativas religiosas.

Mas, qual é o significado de Corpus Christi? A festa surgiu a partir de uma iniciativa do Papa Urbano IV, que instituiu a solenidade em 8 de setembro de 1264 por meio da bula Transiturus. O pontífice teve a ideia de instituir uma data em honra ao corpo de Cristo após conhecer na Bélgica uma freira que viria a ser conhecida como Santa Juliana, que teria visões e afirmava que o próprio Jesus lhe dizia para que fosse celebrada uma festa em honra à Eucaristia. 

Foi então que o papa protagonizou o chamado Milagre de Bolsena. De acordo com a tradição, se conta que o papa tinha dúvidas a respeito da presença de Cristo na eucaristia. Foi então que ele peregrinou a Roma e na cidade de Colsena, ao partir a hóstia durante a celebração da missa, começou a escorrer sangue. O sangue jorrado foi tanto que chegou a sujar o altar e o chão da igreja. A festa chegou ao Brasil através dos portugueses que povoaram o Brasil Colônia.

Por que Corpus Christi tem datas diferentes todo ano e cai sempre na quinta-feira?

Grande parte das solenidades celebradas pela Igreja Católica tem relação com a Páscoa. Com Corpus Christi não é diferente. Como a Páscoa é celebrada em uma data diferente a cada ano, consequentemente a festa em honra ao corpo de Cristo também é alterada. 

Corpus Christi sempre é celebrado pelos fiéis na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que é o domingo seguinte ao de Pentecostes. Sendo assim, Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa, enquanto Pentecostes acontece 50 dias após a festa da ressurreição.