tradição

Qual é o significado dos tapetes de Corpus Christi? Entenda

A tradição é seguida há séculos no Brasil e foi trazida pelos portugueses.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 03/06/2021 às 10:00
Foto: Marco Aurélio/Rádio Jornal
FOTO: Foto: Marco Aurélio/Rádio Jornal

Uma das tradições mais comuns da festa de Corpus Christi, que este ano é celebrada nesta quinta-feira (3), é a dos tapetes, que são produzidos pelos fiéis católicos nas ruas das cidades. Em 2021, por causa da pandemia da Covid-19, grande parte das igrejas suspenderam a tradicional confecção dos tapetes, mas a tradição tem um significado que chegou ao Brasil há séculos. 

Entenda qual o significado de Corpus Christi e por que a data é sempre celebrada na quinta-feira

A tradição foi trazida aos brasileiros pelos portugueses, já em 1500, e teve início no arquipélago dos Açores, em Portugal, no século 13. Mas afinal, qual é o significado dos tapetes de Corpus Christi?

Tradição secular

Em diversas cidades do Brasil, é comum que fiéis produzam imagens com sal, serragem, borra de café e outros materiais com desenhos que remetem à tradição cristã. A ideia é de preparar o caminho por onde Jesus Eucarístico vai passar.

"É a preparação da via onde o sacramento vai passar. Normalmente, é feita com antecedência, na madrugada", explica o frei Lisaneos Prates, também professor da PUC-SP, ao UOL. "A procissão é na rua, com a hóstia grande, que se coloca na custódia, que passa a ser chamada de ostensório. E aí o povo, para prestar devoção, vai percorrer as ruas para abençoar a cidade. O terceiro momento é a adoração do sacramento, quando o padre ou diácono estende o ostensório ao povo, abençoando", completa o frei.

Importância da data

Corpus Christi é uma das datas mais tradicionais e importantes do calendário da Igreja Católica é o dia de . A solenidade é celebrada pelos católicos há séculos, sempre no domingo seguinte ao que a igreja celebra a festa da Santíssima Trindade. Neste ano, a data é comemorada em 3 de junho e em diversas cidades é considerado ponto facultativo, assim como em outras datas comemorativas religiosas.

Grande parte das solenidades celebradas pela Igreja Católica tem relação com a Páscoa. Com Corpus Christi não é diferente. Como a Páscoa é celebrada em uma data diferente a cada ano, consequentemente a festa em honra ao corpo de Cristo também é alterada. 

Corpus Christi sempre é celebrado pelos fiéis na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que é o domingo seguinte ao de Pentecostes. Sendo assim, Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa, enquanto Pentecostes acontece 50 dias após a festa da ressurreição.