Pandemia

Ministro da saúde britânico diz que variante da Índia é 40% mais contagiosa

Variante delta é apontada como responsável pelo surto de Covid-19 na índia.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 06/06/2021 às 11:47
Miva Filho/SES
FOTO: Miva Filho/SES

Neste domingo (6), o ministro britânico da Saúde, Matt Hancock, afirmou que a variante delta do coronavírus Sars-Cov-2, identificada pela primeira vez na Índia, é 40% mais contagiosa. Essa cepa é apontada como uma das principais responsáveis pelo surto de Covid-19 no país asiático.

A variante delta já é a principal entre as infecções registradas atualmente dentro do território britânico, segundo um rastreamento epidemiológico feito pelo governo. Na quinta-feira (3), a agência governamental de Saúde Pública da Inglaterra (PHE) informou que o aumento da variante delta no país pode aumentar o risco de novas hospitalizações se comparadas com a variante Alfa (variante britânica).

Vacina é eficaz contra variante da Índia 

Ainda que tenha se espalhado mais rapidamente, técnicos do Ministério da Saúde do Reino Unido garantiram que as vacinas disponíveis no país fornecem proteção completa contra esta linhagem do vírus após a aplicação da 2ª dose.

"É importante que as pessoas recebam ambas as doses da vacina contra a Covid-19, porque dados nos mostram que ela pode proteger efetivamente contra a variante delta", disse Hancock.

O ministro britânico disse também que ainda que a campanha nacional de vacinação tenha enfraquecido as cadeias de transmissão da doença, "elas não foram rompidas" e que ainda há casos de infecções levando a hospitalizações no país.

*Com informações do G1