Empreender

Futurista aponta sustentabilidade como tendência no empreendedorismo

Jacques Barcia analisa estudos e pesquisas que observam a sociedade e o sistema

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 08/06/2021 às 19:30
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Um profissional futurista costuma pensar sempre à frente do seu tempo. Jacques Barcia trabalha nessa área e projeta mudanças no mercado, analisando estudos e pesquisas que observam a sociedade e o sistema.

De acordo com ele, o futurista consegue identificar mudanças e essa visão mais ampla pode ajudar empreendimentos. “Um futurista ajuda pessoas e organizações a identificar como é que o mundo está mudando e a perceber essas mudanças enquanto elas ainda são muito pequenas na geografia e na escala. Então, antes dessas transformações serem grandes o suficiente para aparecerem num gráfico, o futurista ajuda essas organizações a entender quais são as implicações de longo prazo no seu ecossistema”, explica Jacques.

No mundo do empreendedorismo, a sustentabilidade é algo que se destaca. Pensar no meio ambiente é de total importância atualmente. Além de pensar em formas de minimizar impactos para o planeta, também se faz necessário analisar como é possível ajudar na regeneração.

“Empreender com sustentabilidade é a base, mas as oportunidades se abrem para quem tentar fazer regeneração, para quem tentar resolver os problemas do planeta. Desde coisas muito simples, como a destinação do lixo, por exemplo, a até coisas que requerem mais tecnologia, como extração de carbono da atmosfera. Regeneração é a pauta agora”, destaca.

Veja a reportagem completa: