igreja católica

Após morte de Dom Henrique Soares por Covid-19, papa Francisco nomeia novo bispo de Palmares

Dom Fernando Barbosa dos Santos, natural da cidade de Sertânia, vai assumir o bispado.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 09/06/2021 às 11:55
DIVULGAÇÃO/FRANCISCANOS
FOTO: DIVULGAÇÃO/FRANCISCANOS

Nesta quarta-feira (9), o papa Francisco nomeou Dom Fernando Barbosa dos Santos como novo bispo da Diocese de Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. O sacerdote, que tem 57 anos, é natural da cidade de Sertânia, no Sertão do Estado, e era bispo de Prelazia de Tefé, no Amazonas, há sete anos. 

A Diocese de Palmares estava em vacância no bispado desde a morte de Dom Henrique Soares, que morreu no dia 18 de julho de 2020 vítima da Covid-19. Desde a morte de Dom Henrique, a Diocese, que conta com 18 municípios da região, é pastoreada pelo padre Norberto Penzkofer. Dom Fernando será o quarto bispo da história dessa Diocese.

"Queremos dizer que nossos corações, nossos braços estão abertos para recebê-lo. A partir de hoje, vamos rezar por ele nas missas. Será um pastoreio com muitos frutos, tanto para Dom Fernando quanto para nós", disse o padre Norberto sobre a nomeação do novo bispo de Palmares.

Trajetória de Dom Fernando

O bispo nomeado é sacerdote há 26 anos. Dom Fernando pertence à Congregação da Missão e concluiu a faculdade de teologia no Instituto Regional Pastoral, localizado na cidade de Belém, no Pará. Até a nomeação, ele ocupou o cargo de diretor do seminário de Teologia São Vicente de Paulo.

Enquanto padre, Dom Fernando chegou a ser vigário paroquial na Diocese de Quixadá, no Ceará, entre os anos de 1996 e 1998. Nos dois anos seguintes, se tornou administrador paroquial, na Arquidiocese de Fortaleza.

Wntre os anos de 2003 e 2009, o religioso foi Superior Provincial da Província Lazarista de Fortaleza. Em seguida, de 2009 até 2014, ocupou a função de ecônomo da mesma província e só deixou o cargo após ser nomeado bispo da Prelazia de Tefé pelo Papa Francisco.

*Com informações do JC Online